Todas as turmas do 4º ano do agrupamento têm vindo à escola sede, às quartas-feiras, para conhecer a biblioteca, o modo como os documentos estão organizados e familiarizar-se com o o modelo de pesquisa Big Six.
Fazer uma pesquisa sobre um assunto deve obedecer a algumas etapas para se
aceder
selecionar
usar
a informação de forma responsável e correta.
Ficam conhecer o Modelo de pesquisa BIG SIX , o famoso modelo das maçãzinhas para os mais pequenos
Com a orientação da professora Ana Gouveia e do professor da turma, os alunos passam depois à parte prática.
E os resultados estão à vista..
Trabalho de pesquisa – Os Sismos
O que disseram os alunos...
Hoje, dia 11 de
janeiro, a nossa turma foi à biblioteca da escola sede. A professora fez cinco
grupos, o meu era o grupo um e eu era a porta-voz. O grupo era constituído por
quatro elementos, entre os quais eu, a Lúcia, o Junio e o Daniel.
Lá, a
professora Ana Gouveia, que estava a orientar a atividade, apresentou um "powerpoint"
sobre o modelo de pesquisa “Big Six”, chama-se assim porque tem seis
etapas. Aprendi muito! Quando se faz um trabalho de pesquisa deve escrever-se a
bibliografia, de onde tiramos essa informação. Se não fizermos isso quando
formos maiores é um ato punível por lei.
A professora
deu-nos um livro e uma folha com perguntas sobre sismos e as orientações.
Depois tínhamos que preparar o que íamos fazer na folha grande, atrás. O nosso
cartaz ficou muito bonito, enfeitámos as letras s. i. s. m. o. e s.
com vários desenhos alusivos ao respetivo tema. Fomos os primeiros a acabar,
apesar de ter havido alguns enganos a marcador. Ups!!!
Os restantes
grupos também apresentaram os seus cartazes, estavam todos muito bonitos. No
fim, cada porta-voz deu uma palavra sobre esta magnífica experiência.
Matilde
Pinto 4ºB Devesas
Hoje, a minha turma, foi à biblioteca da escola Dr.
Costa Matos, que é a escola sede do agrupamento de escolas que eu frequento.
Fomos lá fazer um trabalho de pesquisa «BIG SIX».
O trabalho de
pesquisa foi sobre os sismos que é uma matéria que eu e os elementos do meu
grupo já aprendemos. O meu grupo era constituído por mim (David), pelo David R., pela Diana, pelo José
Telmo e pelo Leonel.
Gostei do meu grupo de trabalho e acho que
correu bem. Soubemos distribuir as tarefas muito bem por todos nós, todos
contribuímos e o resultado foi fantástico!
Pesquisámos num livro que não
trazia a toda a informação necessária e então tivemos que pensar. Aprendi
algumas coisas com esse livro como, por exemplo, que quanto mais rápido o sismo
for, mais possibilidades tem de criar uma catástrofe.
No início da
pesquisa aprendi o que significa a sigla C.D.U. que quer dizer Classificação
Decimal Universal, que está num cartaz que há em todas bibliotecas e que é
organizada por números (classes) e cores. Há 9 classes e cada uma fala sobre um
tema diferente de livros que há nas bibliotecas escolares.
No trabalho havia quatro perguntas que eram:«O
que é um sismo?» ; «O que (pode) provoca(r)?» ; «Que aparelho avalia a
intensidade de um sismo?» ; «Que nome se atribui à sua escala?» ; «Refere
algumas medidas de proteção: a) durante um sismo; b) após um sismo.»
Conseguimos dar respostas muito completas a todas as perguntas.
Gostaria de
fazer mais trabalhos de grupo deste género, alguns com tema livre. Podemos
fazer na escola. Só espero que corra bem como este!!!
David
Correia , 4ºB Devesas
Parabéns pelo excelente trabalho!
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