31 janeiro 2017

Saber pesquisar


Todas as turmas do 4º ano do agrupamento têm vindo à escola sede, às quartas-feiras, para  conhecer a biblioteca, o modo como os documentos estão organizados e  familiarizar-se com o o modelo de pesquisa Big Six.


 Fazer uma pesquisa sobre um assunto deve obedecer a algumas etapas para se 
aceder
selecionar
usar

a informação de forma responsável e correta.


Ficam conhecerModelo de pesquisa BIG SIX , o famoso modelo das maçãzinhas para os mais pequenos


Com a orientação da professora Ana Gouveia e do professor da turma, os alunos passam depois à parte prática. 














E os resultados estão à vista..

    Trabalho de pesquisa – Os Sismos





                                    O que disseram os alunos...
 
 Hoje, dia 11 de janeiro, a nossa turma foi à biblioteca da escola sede. A professora fez cinco grupos, o meu era o grupo um e eu era a porta-voz. O grupo era constituído por quatro elementos, entre os quais eu, a Lúcia, o Junio e o Daniel.
   Lá, a professora Ana Gouveia, que estava a orientar a atividade, apresentou um "powerpoint" sobre o modelo de pesquisa “Big Six”, chama-se assim porque tem seis etapas. Aprendi muito! Quando se faz um trabalho de pesquisa deve escrever-se a bibliografia, de onde tiramos essa informação. Se não fizermos isso quando formos maiores é um ato punível por lei.
   A professora deu-nos um livro e uma folha com perguntas sobre sismos e as orientações. Depois tínhamos que preparar o que íamos fazer na folha grande, atrás. O nosso cartaz ficou muito bonito, enfeitámos as letras s. i. s. m. o.  e  s. com vários desenhos alusivos ao respetivo tema. Fomos os primeiros a acabar, apesar de ter havido alguns enganos a marcador. Ups!!!
   Os restantes grupos também apresentaram os seus cartazes, estavam todos muito bonitos. No fim, cada porta-voz deu uma palavra sobre esta magnífica experiência.

Matilde Pinto 4ºB Devesas


Hoje, a minha turma, foi à biblioteca da escola Dr. Costa Matos, que é a escola sede do agrupamento de escolas que eu frequento. Fomos lá fazer um trabalho de pesquisa «BIG SIX».
   O trabalho de pesquisa foi sobre os sismos que é uma matéria que eu e os elementos do meu grupo já aprendemos. O meu grupo era constituído por mim  (David), pelo David R., pela Diana, pelo José Telmo e pelo Leonel.
   Gostei do meu grupo de trabalho e acho que correu bem. Soubemos distribuir as tarefas muito bem por todos nós, todos contribuímos e o resultado foi fantástico!
   Pesquisámos  num livro que não trazia a toda a informação necessária e então tivemos que pensar. Aprendi algumas coisas com esse livro como, por exemplo, que quanto mais rápido o sismo for, mais possibilidades tem de criar uma catástrofe.
  No início da pesquisa aprendi o que significa a sigla C.D.U. que quer dizer Classificação Decimal Universal, que está num cartaz que há em todas bibliotecas e que é organizada por números (classes) e cores. Há 9 classes e cada uma fala sobre um tema diferente de livros que há nas bibliotecas escolares.
   No  trabalho havia quatro perguntas que eram:«O que é um sismo?» ; «O que (pode) provoca(r)?» ; «Que aparelho avalia a intensidade de um sismo?» ; «Que nome se atribui à sua escala?» ; «Refere algumas medidas de proteção: a) durante um sismo; b) após um sismo.» Conseguimos dar respostas muito completas a todas as perguntas.
     Gostaria de fazer mais trabalhos de grupo deste género, alguns com tema livre. Podemos fazer na escola. Só espero que corra bem como este!!!  
David Correia , 4ºB Devesas 


Parabéns pelo excelente trabalho!
         



Nenhum comentário: