07 fevereiro 2017

Eu li e...gostei!



Apesar de ter sido publicado há 36 anos (1980) a obra de Alice Vieira,  Rosa, minha irmã Rosa, continua muito atual. 
Assim se comprova com as opiniões de alguns alunos do 6ºD.

O livro “ Rosa, minha irmã Rosa” é um livro muito interessante, fácil e rápido de ler, e ensina-nos a darmos mais valor às coisas, pois nós só damos valor às coisas quando deixamos de as ter, como no livro. A Mariana ao princípio não gostava muito de Rosa, pois passou a ter menos afeto da família e menos atenção dos pais, e também se apercebeu de que iria ter de partilhar o quarto e os brinquedos com a sua irmã.
Numa noite de trovoada, Mariana acorda “chateada” com o choro e a tosse da irmã, mas nunca pensou que fosse dar origem a uma grave pneumonia e que a sua irmã ia ter que ficar internada no hospital durante alguns dias
Quando Rosa chegou a casa, a Mariana prometeu que ia passar a gostar mais dela e arrepende-se de tudo o que lhe chamou.
Sofia Graça, 6ºD

Na minha opinião, o livro "Rosa, minha irmã Rosa" é divertido e contém várias aventuras, travessuras e momentos de diversão. É uma obra com uma linguagem acessível e muito bem escrita.
 Fala sobre uma menina, de seu nome Mariana, que era muito divertida. Quando recebeu a notícia de que ia ter uma irmã, sentiu que a irmã ia ser uma "intrusa". Mas Mariana vai começar a gostar mais da irmã, quando Rosa de repente adoece e Mariana fica chocada com a notícia; Rosa fica doente com uma pneumonia e, quando volta para casa, Mariana sente-se alegre e entende que Rosa é da família.
 Gostei muito deste livro!

Diogo Campos, 6ºD

Eu acho que a obra está bem estruturada, com vocabulário acessível e interessante, e fala de um "problema" que algumas pessoas têm: a aceitação de uma nova irmã (ou irmão) bebé. Na maioria dos casos acontece como na história. Os pais dão mais atenção ao bebé e os outros filhos sentem-se "de parte", tal como na história. Mas no fim começam a habituar-se à nova pessoa e a preocupar-se com ela, normalmente depois de um problema grave. Eu acho que a obra é interessante por causa disto, porque fala de um problema real. 
Francisca Freitas, 6ºD





Uma leitura a fazer. Procura o livro na Biblioteca.



Nenhum comentário: