18 maio 2017

CONCURSO DE POESIA INTERESCOLAS
VILA NOVA DE GAIA
2016/2017



Uma vez mais, o Agrupamento Dr. Costa Matos se distingue no Concurso de Poesia Interescolas de Gaia. 

Este ano obtivemos o 1º prémio no escalão E com um poema da autoria da aluna 

Maria Plácido da Silva Ferreira, do 5º E


Querido diário

Querido diário,
Até quando é que eu vou crescer?
Quando é que o mundo vai acabar?
Que profissão irei escolher?

Se calhar estou a pensar demais…
nem tudo isto, preciso de saber…
vou esquecer o futuro
e o presente irei viver!

Vou aproveitar as alegrias da vida
e os meus sonhos realizar!
Quando chegar a altura das respostas
eu lá estarei para as usar.

Por agora sei tudo o que preciso de saber
não preciso de me preocupar!
Vou aproveitar a vida
e seguir o caminho que ela me vai indicar.



Obtivemos também o 1º prémio no escalão G, com um poema conjunto das alunas do 5ºD

 Francisca Abreu Silva
Inês Sofia Soares


Pintor de sonhos

Numa noite eu tive um sonho.
Um sonho que estava por acabar,
Na minha mão abriu-se um arco-íris
Para o mundo eu poder pintar …

Comecei pelo amarelo
Para o Sol se erguer majestosamente
Pintei cabelos, pássaros e abelhas
Na noite pintei estrelas cuidadosamente

No mundo encantado continuei a pintar.
De cor-de-rosa pintei lindas flores,
Logo vieram as fadas em unicórnios
De rosa pintaram beijinhos, abraços, amores.

Olhei para o infinito céu
Por baixo dele um mar profundo.
Os dois pintei em tons de azul
A cor que representa o mundo.

Rosas, joaninhas, morangos e corações,
De vermelho que bem parecem!
É a cor que assenta melhor
Na vida, nos sentimentos, no amor.

Meu peito encheu-se de verde esperança
Quando um trevo da sorte encontrei
Florestas, folhas, maçãs e osgas
Tudo de verde pintei.

Com as nuvens comecei a brincar
Pombas e anjos a paz me fizeram lembrar.
Tudo de branco pintei
E foi assim, que o mundo sonhei.


 As crianças da sala 1 do Jardim de Infância da Escola Básica de Cabo-Mor também concorreram e foram distinguidas  com uma menção honrosa


Poema da árvore

Querida árvore,
Gosto de ti!
Adoro as tuas folhas
Que nos protegem do sol.

Querida árvore,
Gosto de ti!
És uma árvore tão bela
Cheia de flores.

Querida árvore,
Gosto de ti!
Quero-te dar um abraço,
Sentir o teu tronco.
Abraças-me com os teus ramos
Fazes-me miminhos com as tuas folhas.

Querida árvore,
Gosto de ti!
Adoro-te até ao céu!
Adoro o teu coração puro.
Obrigada pelos teus frutos.



Fica aqui o convite  à comunidade educativa para assistir à cerimónia da entrega de prémios.



Nenhum comentário: